sábado, 30 de agosto de 2014

FACULDADE || Material


É difícil falar sobre o material necessário para levar para a Faculdade (como me foi pedido por comentário pela Mérida) mas deixo aqui os meus essenciais, portanto, isto deverá diferir de pessoa para pessoa, curso para curso and so on...

6 cadeiras = três cadernos

Uma vez que o meu método de estudo é fazer apontamentos e, já conhecendo os meus métodos de resumos, para não andar carregada com um caderno por cadeira - não faria sentido, há cadeiras em que nem sequer devia precisar de caderno, é inútil - decido sempre comprar três cadernos e dividí-los ao meio para duas cadeiras cada. No dia a dia de aulas eu levo apenas um caderno de rascunhos em que possa escrever anotações de forma desleixada e os power points e fichas dos professores impressos do dia para adicionar pormenores que eles estejam a comentar e a apontar enquanto dão a aula. Depois em casa trato de organizar tudo nesses mesmos cadernos. Talvez ocupe-me muito tempo, mas é a minha forma de me manter focada e estudar também. Cada um com a sua mania.

Uma boa agenda

Eu nunca precisei de agenda até entrar na Faculdade. Depois disso, se eu estiver sem agenda, sinto que perdi memória externa. Chega uma altura em que é tanta coisa: frequências, avisos para começar a estudar, entregas de trabalhos, apresentações de trabalhos, encontros para trabalhar, reuniões de C.P., aniversários, jogos e tanto mais que, se não tiver tudo organizado e detalhado numa agenda que me acompanhe, eu fico perdida.

Pasta com os artigos do dia

No dia a dia levo sempre uma pasta comigo com os protocolos, artigos e power points impressos das aulas que vou ter nesse dia. Para mim é muito mais prático fazer anotações nos espaços dessas folhas disponíveis do que passar para um caderno cada slide, perco concentração no que o professor está a dizer, bad idea. E assim tenho todos os materiais à mão. Na minha Faculdade os professores também são muito atentos a quem traz os materiais e documentos, portanto, não trazer nada dá uma má imagem enquanto aluna para eles, o que é algo que não quero. Quantos menos obstáculos tiver das notas que pretendo, mais descansada a minha cabeça fica.

Para mim, este é o meu material necessário do dia-a-dia. Mas muda muito consoante os cursos. E por isso é que eu agradeço que comentem aqui também quais são os vossos essenciais de materiais para o dia-a-dia na Faculdade. Deixem também, se possível, o curso em que andam para que os caloiros que virem este post e os vossos comentários, possivelmente possam identificar-se no vosso curso com o que se candidataram. Espero que tenha ajudado!

16 comentários:

  1. Eu estou em Turismo e fiz um post sobre isto há dias. Se quiserem ver uma opinião diferente está aqui: http://iamtheluckythirteen.blogspot.pt/2014/08/vida-academica-e-o-material-escolar.html :)

    ResponderEliminar
  2. este ano vou comprar só um caderno para o dia-a-dia das aulas para tirar apontamentos. gostava que na minha faculdade eles dessem os powerpoints antes das aulas e podia fazer como tu, mas eles só os disponibilizam depois de cada aula. quanto à agenda, não costumo comprar, porque me vou esquecendo dela, mas começo a achar que é super importante!

    ResponderEliminar
  3. Estou em Matemática e já fiz uma publicação sobre esta assunto no meu blog... para não estar a escrever tudo aqui, deixo o link: http://nasceualuacheia.blogspot.pt/2014/08/mundo-universitario-3.html

    ResponderEliminar
  4. Acabei de escrever um post sobre o mesmo assunto!

    ResponderEliminar
  5. Eu cá uso uma pastinha todos os dias com folhas novas e algumas da aula anterior se for preciso! Quando chego a casa organizo tudo num dossier!

    ResponderEliminar
  6. Durante a faculdade esses foram também os meus essenciais, basicamente. Tirando os materiais para as aulas práticas de desporto, artes e ciências. Normalmente só levava um caderno, canetas de várias cores para me orientar, a agenda e uma pasta com as coisas que precisava para esse dia. Se estivesse a meio de um trabalho de grupo acabava também por levar o computador porque a minha faculdade é escassa em locais com computadores...

    ResponderEliminar
  7. Eu fazia o mesmo. mas so tinha 2 cadernos (:

    ResponderEliminar
  8. Boas dicas! Eu vou tentar ser mais organizada este ano e comprar uma agenda :p

    ResponderEliminar
  9. Sou como tu não vivo sem agenda... O site da faculdade permite-me carregar os testes/projectos para a conta google. E depois acabo por meter vários avisos para estar sempre em cima do acontecimento. E uso imenso o wunderlist para saber tudo o que preciso de fazer... Adoro coisas que se sincronizam em todo o santo pc porque senão se me esquecer de alguma coisa sinto-me nua de informação... não sei nada do que tenho para fazer...

    ResponderEliminar
  10. eu já percebi desde que entrei na universidade que o que preciso são folhas e uma caneta, não consigo organizar-me num caderno. é tudo em folhas, aos molhes, o que for, eu consigo orientar-me ahah

    ResponderEliminar
  11. Inês cá vai mais uma pergunta. Eu estou a pensar em levar uma capa daquelas tipo harmónio com os tudo o que precisar para cada aula , separado. E estou a pensar em em vez de levar cadernos de rascunho levar apenas folhas e depois passar tudo a limpo e arquivar numa pasta.É que eu estudo muito à base de apontamentos , mas tenho receio que depois seja uma confusão quando tenha que juntar coisas de outros livros e assim. Será melhor deixar os apontamentos exclusivos das aulas em caderno e depois realizar os "apontamentos finais" onde junto outras informações e depois arquivar em capa? Eu sei que só com o tempo é que encontrarei o meu método e a minha maneira mas gostava de saber a tua opinião uma vez que temos maneiras parecidas de estudar pelo que eu tenho lido nos teus posts. Obrigada pela ajuda.

    ResponderEliminar
  12. Olá! :)

    Descobri o teu blog hoje e, visto que para o próximo ano vou estar num projeto da faculdade para ajudar os novos alunos ao longo do ano, este post prendeu-me em particular. Efetivamente, quando era caloira, uma das minhas dúvidas foi relacionada com o material pelo que acho que esta publicação que fizeste é bastante útil!

    E agora, acedendo ao teu pedido...

    Eu sou da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e estou, de momento, no 3º ano.

    Visto que a maior parte dos professores disponibiliza os Power Points das aulas após estas serem lecionadas, costumo ter um caderno grande (para todas as cadeiras, que são 5 - mas só me costuma dar para o 1º semestre, no 2º preciso de outro) no qual vou retirando algumas notas do que eles vão dizendo oralmente nas aulas e que possa ser um acrescento aos slides que posteriormente vou consultar em casa. Em casa, pois, faço apontamentos com a junção dos slides e das notas que tirei (e faço-os a computador, pois penso que assim acabo por perder menos tempo do que escrevendo à mão; antes escrevia à mão, mas não resultou comigo apesar de resultar para outras pessoas).

    Há uma cadeira ou outra em que os professores disponibilizam os slides antes das aulas e, nesse caso, aconselho que se faça exatamente o que dizes aqui no blog: levar os Power Points impressos. Parecendo que não, ir acompanhando a aula com uma folha à nossa frente, com tudo aquilo que está a ser dado escrito, ajuda - e muito - à concentração e organização da informação.

    Depois também há casos de cadeiras em que os professores não disponibilizam os Power Points - apenas fazem referência a alguns artigos, livros ou teses que devemos consultar e estudar. Para além da consulta desse material (que deve ocorrer sempre), uma opção para a falta de Power Points poderá ser levar o computador para as aulas pois é mais rápido para tomar anotações dos slides que são mostrados.

    Ah... e não ter agenda não pode ser, de todo, opção.

    Em casa é aconselhável a presença de dossiers para ir arquivando todos os documentos e apontamentos que são feitos. Eu costumo ter um por semestre (não chega um por ano, o dossier enche mesmo em cada semestre).

    E pronto... penso que é isto :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. Isto é assim: eu estou completamente perdida quanto a estas coisas... Sei que os livros são uma fortuna e normalmente há a chamadas sebentas - acho que é assim que lhe chamam -, depois há os documentos que os professores disponibilizam e assim, mas já ouvi dizer tanto acerca da vida na universidade, que eu sinceramente já não sei bem o que pensar. (Já agora a minha primeira opção é línguas e relações empresariais em Aveiro.) :)

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)