quarta-feira, 19 de julho de 2017

INSTAGRAM || @rorablue

Cruzei-me com o Unsent Project no Tumblr, há muitos anos, mas perdi-lhe o rasto quando troquei de conta. Agora, há uns meses, reencontrei-o através da página de Instagram da criadora, Rora, @rorablue.
A ideia de Rora era criar um projecto onde as pessoas pudessem escrever aquela mensagem aquela pessoa que nunca enviariam. Através de um e-mail - disponível no perfil de Instagram e para onde vocês também podem enviar, se assim o desejarem -, os participantes escrevem a mensagem que gostariam de ter a coragem de enviar, o nome do destinatário e têm de dizer qual é a cor que lhes surge na mente quando pensam no amor. Depois, Rora faz a magia e transforma estes e-mails em verdadeiras sms à moda antiga, com a respectiva cor que o autor do e-mail lhe referiu. 

O projecto foi um fenómeno e já teve direito, inclusive, a exposições. O efeito é surpreendente, em todas as vertentes, a começar pelas inúmeras cores que as pessoas imaginam quando pensam no amor. É curioso como as mensagens mais apaixonadas e felizes apresentam cores mais alegres e as mais magoadas e tristes cores mais neutras e escuras, embora esta não seja uma regra. Rora já referiu que a cor mais vezes referida é o azul.
Encontram de tudo, desde verdadeiras declarações bonitas em curtas palavras, a mensagens repletas de dor e desgosto. Metafóricas, românticas, bastante explícitas ou cheias de raiva. Com o destinatário em nome completo e em abreviatura. Às vezes acontece Rora receber duas mensagens em que os remetentes e os destinatários têm nomes iguais e mensagens que fazem muito sentido uma com a outra e a criadora junta-as numa montagem e questiona na descrição se serão mensagens de um para o outro ou uma (in)feliz coincidência. 

No final, aquilo que torna este projecto um sucesso e tão poético é que as mensagens, por mais diferentes e versáteis que sejam, são muito genuínas e humanas. Sabemos que são escritas com o coração na ponta dos dedos e nunca conseguimos ficar indiferentes a cada uma que aparece. Mexem sempre connosco, pelas mais diversas razões. Deixo-vos aqui algumas das minhas preferidas:

 


Já conheciam? Ficaram tão rendidos como eu fiquei?

9 comentários:

  1. Que projeto super interessante!
    As que são possivelmente correspondentes deixaram-me com aquele aperto de "porque não estão juntos? que vos fez a vida?"

    Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia este projeto mas fiquei mais que rendido. Achei-o super amoroso e uma forma simples de mandarmos para fora aquilo que temos preso cá dentro de forma a não nos comprometermos. Muito obrigado pela partilha, for real! :)

    ResponderEliminar
  3. Tão bonito.

    Não conhecia. Obrigada pela partilha.

    Qual é a tua cor quando pensas no amor??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um cor-de-rosa muito suave como o da primeira mensagem :)

      Eliminar
  4. Honestamente, não conhecia esta fantástica iniciativa. Dei por mim a pensar em quantas pessoas já se juntaram/apaixonaram graças à ideia da Rora. :)
    Beijinhos grandes.

    http://bloomblogue.blogspot.com/2017/07/ha-dois-meses-nasceu-o-bloom-sorteio-e.html (Está a decorrer um sorteio no meu blogue.)

    ResponderEliminar
  5. Maravilhoso... <3 Não conhecia e fiquei fã!

    Um beijinho dourado,

    Catarina

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia e fiquei encantada. Todo este projecto é a minha cara!

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada pela sugestão :). Não conhecia esse projeto, mas fiquei a adorar. Quando penso no amor também penso no rosa clarinho:).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  8. Deste-me duas coisas boas hoje: esta conta e a app de aprendizagem de línguas. Incrível como determinadas publicações tuas surgem no timing certo. Uma pela piada do romantismo e do secretismo que existem nas mensagens nunca enviadas e outra porque ainda esta semana me desafiei a começar a aprender uma nova língua e penso que vou começar pelo espanhol. Obrigada Inês! :)
    estou por aqui agora: http://nouw.com/vivus

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)