FILMES || A History of Magic

Quando descobri que o documentário da BBC dedicado ao Harry Potter estava disponível, na íntegra, no Youtube, dei pulos de alegria e preparei-me logo para assistir. 
Para celebrar os 20 anos da publicação de Harry Potter e a Pedra Filosofal, a British Library, em Londres, preparou uma exposição maravilhosa que deu origem a um documentário sobre os mitos, lendas, artefactos e documentos que inspiraram Rowling a iniciar a história do feiticeiro mais acarinhado do mundo. 

Este é um documentário para quem é apaixonado por História, e é tão fascinante ver o quanto o Universo de Harry Potter já existia, na realidade, há centenas de anos! Nele, participam inúmeros especialistas e historiadores que dão algum contexto temporal em relação a certos feitiços, plantas e criaturas nas quais J. K. Rowling pesquisou e incluiu nas aventuras de Harry Potter. Paralelamente, somos ainda apresentados com alguma da magia moderna que acontece na actualidade e conhecemos criadores de varinhas e museus de bruxaria espalhados pelo globo.

O documentário conta ainda com a participação de alguns dos actores da saga que tanto estimamos e que nos vão fazendo o enquadramento dos temas com algumas passagens dos livros, com a participação de J. K. Rowling, que vai partilhando connosco muitos episódios da sua vida que tiveram importância no curso da escrita da história de Harry Potter e com a participação do ilustrador das mais recentes edições de Harry Potter, que revela como faz para passar da imaginação ao papel sem desiludir um único fã.

A History of Magic foi tudo o que esperava e satisfez a minha curiosidade a múltiplos níveis. Serei, para sempre, apaixonada por História (a única disciplina que me custou deixar para trás quando abracei ciências, na escola) e por esta saga tão bem escrita e pensada. O documentário apenas corrobora a genialidade da escritora. É tão confortável de assistir que só vos posso recomendar que façam um chá quentinho e se enrosquem numa maravilhosa manta. Vou deixar aqui em baixo o vídeo que contém o documentário completo e, se necessitarem, podem activar as legendas, que estão disponíveis.

8 comentários

  1. Obrigada, Obrigada, Obrigada :P Já me deste planos para o meu serão de hoje! Não fazia ideia que isto estava disponibilizado no youtube ^^

    ResponderEliminar
  2. Que novidade fantásticaaaa! Não fazia ideia, obrigado por este post, Inês! Vou ver, com certeza *.*

    ResponderEliminar
  3. Vou ter que ver! Obrigada pela partilha! :)

    ResponderEliminar
  4. Ainda não tinha tido tempo de assistir a aproveitei o facto de teres deixado aqui o link para seguir a tua sugestão, enroscar-me numa mantinha e fazê-lo. Foi uma hora mágica. Obrigada pelo post, pela sugestão e pelo momento.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela sugestão, Inês. É sempre bom descobrirmos mais uma forma de continuarmos ligados à história de Harry Potter e este documentário parece ser algo a não perder!

    ResponderEliminar
  6. Já sei o que vou fazer o resto da tarde, mil obrigadas!!!!!!!!!! Estou a dar pulos de alegria interiormente porque já estou enroscada na mantinha para começar a ver!

    ResponderEliminar
  7. Vi o documentário alguns dias e adorei! Admiro muito a J.K Rowling e fico bastante impressionada com o facto de ela ter tido tanta criatividade para criar todo este universo mágico à volta de uma história. É mesmo interessante ver aquilo em que ela se inspirou, a história por detrás de muitos detalhes da história.... Adorando História e o mundo do Harry Potter como eu adoro não poderia deixar de ver este documentário.
    As tuas sugestões são sempre muito boas :). Graças às tuas últimas sugestões, já vi a série Genius, Stranger Things ( já tinha ouvido imensa gente a falar desta série mas só comecei a ver de que tu publicaste um post sobre esta. Também não sou muito de séries com criaturas sobrenaturais, por isso hesitei bastante antes de começar a ver) e agora este documentário, fora muitas outras coisas, como apps, que fui experimentando.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.