(DE)CORAÇÃO || Scratch Map


Há muito tempo que queria um mapa mundo diferente; o clássico mapa mundo com os países pintados com cores berrantes desapaixonava-me. Queria um mapa cujo design se enquadrasse na minha decoração. Namorei vários, mas o scratch map foi o amor à primeira vista que nunca perdeu a chama.


Durante anos, namorei estes mapas giríssimos e ainda nem acredito que finalmente tenho um em minha posse. O mapa é da Luckies of London, mas podem adquiri-lo na Note!. O conceito é simples: todo o mapa vem com uma lindíssima cobertura dourada e o objectivo é raspar com uma moeda  tal e qual uma raspadinha  os lugares que já visitámos. O dourado dá lugar a um tom colorido degradê que se estende ao longo do mapa. No verso, encontram ainda um outro mapa, todo a preto e branco, onde podem fazer registos das vossas trajectórias, adicionar informações personalizadas e especiais e ainda ler algumas mini-dicas de viagem.


A versão do meu mapa é a travel edition, mais pequeno que os mapas comuns, mas não me incomoda de todo. Porém, por ser um mapa mais pequeno, requer mais precisão a raspar. Eu usei a tampa de uma caneca e o resultado foi óptimo, porém, já me recomendaram que, futuramente, use uma borracha pequena (obrigada, Andreia!) para prevenir que o papel não se rasgue ou estrague. No entanto, achei que o mapa tinha um material incrível e não tive nenhum incidente. Por ser pequenino, optei por raspar por país e não por cidades.

Para ser sincera, o mapa tem mais de desconsolo que excitação. Foi com algum pesar no coração que me apercebi que raspei todos os cantos do meu mapa em menos de minutos e que, visto num panorama geral, os meus pontos coloridos são residuais na imensidão dourada que me falta descobrir. O meu bichinho de viagens fica inquieto cada vez que olho para aquele mapa e vejo a quantidade de dourado que há por raspar. Sinto uma urgência de conhecer mais.

As viagens são a melhor coisa que vão levar das vossas vidas. E fazer qualquer registo das minhas deixa-me mais feliz e com mais vontade de planear a próxima aventura. Tenho muito dourado por apagar.

11 comentários

  1. Quero tanto um mapa destes! Acho o máximo! E apesar de ter visitado muito menos sítios do que tu, e de ter também essa sede de viagens, fico contente por ter realizado as viagens que realizei e ter tido essa oportunidade! :)

    ResponderEliminar
  2. Procuro há séculos um mapa destes mas ainda não encontrei um que me apaixonasse verdadeiramente. A ideia de raspar por país não me fascina porque dá uma sensação errada de locais conhecidos (por exemplo: estive na Rússia mas só em São Petersburgo e não faria sentido raspar o país ou raspar em alguns casos o país e noutros as cidades). Se por acaso vires um com essa particularidade, avisa! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta marca tens alguns mapas focados em cada país onde podes raspar as cidades mas sinceramente acho que não têm a mesma piada — a não ser que seja um país muito especial que valha a pena ter um mapa de forma singular, caso contrário, ficas com uma estética estranha (não faz grande sentido comprares um mapa de cada país que visitas, a parede ficaria com uma decoração confusa, creio). Embora compreenda totalmente a tua questão, não me chora assim tanto raspar apenas algumas áreas de países com maiores dimensões (já vi o efeito em alguns mapas e ficou giro!). Sou preciosista em algumas coisas mas nesta questão não sou, de todo! :D Logo decido como quero fazer quando chegar a minha vez de raspar :)

      Eliminar
  3. É lindo! Eu tenho um em preto e só me falta a coragem para começar a desgraçar as paredes para o pendurar - mas confesso que saber que não tenho muito para raspar me deixa triste ahah :p

    ResponderEliminar
  4. O mapa é maravilhoso. Adoro este conceito! Mas acredito que também acabe por despertar sensações contraditórias, precisamente por tudo o que falta raspar

    ResponderEliminar
  5. Quero muito um mapa destes! Mas acho que vou-me sentir tal e qual como tu, ainda com mais vontade de conhecer tudo. Aos poucos e poucos vamos lá.:p

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que giro!! Também gosto da versão mapa em forma de quadro de cortiça e colocar um pin pelos sítios onde já passamos! :)
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

    ResponderEliminar
  7. Adoro este tipo de mapas! Faz nos sempre querer viajar mais e mais.

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia esse mapa, mas desde que o vi no teu Instagram que o quero! Que conceito engraçado e original, uma pessoa por si só já tem vontade de viajar, assim ainda tem mais!
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  9. Eu também tenho um, a diferença é que é preto e dourado e o tamanho é maior. Como te disse usei a borracha porque senti que a moeda era demasiado rija e iria estragar o papel. E não queremos isso!! Concordo tanto contigo quando dizes que é maior o desconsolo do que a alegria, ahah. Temos tanta área dourada por raspar que a vontade de ir é demasiado grande.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.