FILMES || Woman In Gold


Durante a ocupação nazi, centenas de milhares de pertences de valor incalculável — material e sentimental — foram roubados de inúmeras famílias. A grande maioria, nunca chegou a reavê-las, mas muitos outros lutaram para ter de volta aquilo que lhes era seu por direito. Foi o caso de Maria Altmann, judia sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que pediu auxílio a um advogado inexperiente — mas que tinha ligações profundas com a cultura e família de Maria — para reaver um dos seus bens mais preciosos e sentimentais (e quando assistirem ao filme compreenderão porquê): Woman in Gold, de Gustav Klimt, diz-vos alguma coisa? (por curiosidade, partilhei convosco que recebi uma caneca com esta pintura no Natal, aqui).

Esta é uma história verídica que vai transitando entre os Estados Unidos e a Áustria, e entre a década de 90 e 40, através das recordações de Maria e de tudo o que teve de enfrentar — e viver —. O que não faltam são obras cinematográficas relativas aos inúmeros horrores associados à Segunda Guerra Mundial e à ocupação nazi, porém, este tema é, pelas mais óbvias razões e interesses, pouco explorado. É que muito do espólio de alguns museus de renome é garantido graças a estes furtos que nunca tiveram a justiça merecida para os verdadeiros donos.

Foi um dos filmes relacionados à II Guerra Mundial mais leves que já assisti e traz um sabor agridoce à cultura Austríaca — tanto na recepção aos nazis, na época, quanto à luta para ficarem com os quadros de Klimt, em 1998 — mas que conta também com registos fabulosos de uma das cidades europeias mais bonitas e que reflecte muito bem a beleza de Viena (facto não garantido por mim que, infelizmente, nunca a visitei, mas pela minha mãe, que assistiu ao filme e já caminhou por aquelas ruas). Adoro histórias verídicas e sou fascinada por histórias escondidas por detrás dos mais inesperados artefactos. Se querem um filme agradável, nada pesado, são interessados por arte e por Áustria, vale totalmente a pena.

1 comentário

  1. Salta para a lista dos "a ver". Tenho um interesse especial pelas obras do Klimt e por histórias da segunda guerra, portanto fiquei de olho!

    Jiji

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.