LIVROS || Astrofísica Para Gente com Pressa


Ou, neste caso, para gente que vai viajar de comboio e quer entreter-se com um livro, mas tem de ser pequeno ou de bolso para não acumular peso (suponho que este título não vingaria, por ser tão extenso e exclusivo). Já perceberam como ele veio parar às minhas mãos, certo?

Escrito por Neil deGrasse Tyson — que também apresenta a série Cosmos, que já vos recomendei —, o astrofísico propôs-se a explorar e explicar alguns dos conceitos mais fundamentais do cosmos de uma forma sucinta e carismática, para chegar aos leitores que se afastam desta área por a considerarem incompreensível, associarem a volumes gigantescos e chatos ou, simplesmente, que não têm tempo para se debruçarem nesta área como desejariam.

Muitos de vocês já sabem que a minha relação e interesse pela Física é relativamente recente — com poucos aninhos de vida —. Durante o meu percurso pelo Secundário, o meu coração vivia para a química e, por oposição, detestava a física de uma forma visceral. Não a compreendia e não me despertava particular interesse. Há tempo para crescer e percebermos que existem conhecimentos que valem a pena investir.

Em capítulos breves, Astrofísica Para Gente com Pressa classifica-se como um 'guia do Universo' e eu concordo. Tem uma linha condutora clara desde o Big Bang até às reflexões finais — os últimos capítulos do livro foram os meus preferidos! —. No entanto, devo confessar que não achei o sentido de humor assim tão apurado como prometiam (não acho que essa seja a área de expertise do deGrasse Tyson, mas sim as suas reflexões filosóficas sobre o Universo, que acho sempre tão sensatas e interessantes) e sinto que a narrativa tinha alguma oscilação em relação ao grau de dificuldade com que os assuntos eram abordados — perdia muitas linhas a explicar determinados conceitos, e outros partilhava como se qualquer leigo estivesse a par —. Sinto que não preciso de voltar a repetir qual é o livro que têm de ler se realmente quiserem conhecer a Física, Química e Biologia de uma forma descontraída, muito bem explicada e com (aí sim) um humor muito agradável, pois não?

Ainda assim, é um livro curtinho perfeito para quem realmente quer entrosar-se mais nesta área e abraçar a (astro)física, não como uma área hostil e aborrecida, mas como um baú de factos intrigantes. O fascinante da Física é a sua globalidade: as mesmas leis funcionam no prato de comida que aquecem, no instrumento que tocam, nos abraços que dão, nos comboios que apanham para ler livros sobre astrofísica, nos planetas do nosso sistema solar e em todo o restante Universo. E este facto fascinante e assustador devia ser razão suficiente para ninguém querer ficar às sombras da ignorância — especialmente com toda a literatura acessível e disponível que temos diante de nós, como é o caso deste livro. Recomendo, recomendo e recomendo!

Autor: Neil deGrasse Tyson
Número de Páginas: 153
Disponível na WOOK (ao comprares o livro através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins).

3 comentários

  1. Este é o tipo de livro que eu gosto de ler. É sempre bom poder aprender um pouco mais sobre diversos assuntos. Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  2. Olha, que fixe!
    Deve ser super interessante *.*

    ResponderEliminar
  3. Outro livro fantástico, para juntar à minha lista!!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.